ESCOLA ESTADUAL CARLOS MAXIMILIANO PEREIRA DOS SANTOS

Ações de sucesso para a divulgação no site da DECO

A escola iniciou o ano com nova gestão. Com  a chegada do diretor Roberto, do coordenador Marcelo e com o apoio da vice diretora Lisel e de todos os professores, estamos trabalhando para a melhoria do ensino e das condições da escola de tempo integral.

Os professores com o apoio da direção tem se empenhado muito para trabalhar as habilidades e competências necessárias para a formação integral de nossos alunos. Como a escola é tempo integral , estamos juntos, escola e parceiros buscando ações de união e desenvolvimento na educação e nos espaços da escola.

 

Como os professores do Max recebem as orientações da DECO

Desde que a escola completou sua equipe de gestão com a chegada do coordenador pedagógico, Professor Marcelo , as orientações recebidas nas reuniões de Orientação Técnica  estão fazendo parte dos projetos  e planos de aula da escola.

Em maio os alunos trabalharam o  tema “Prevenção de H1N1” nas aulas das Oficinas  “Saúde e qualidade de vida”com a Profª Silmara, Português com a Profª Débora  e nas aulas de Informática com a Profª Julia. Os alunos trabalharam com seminários e confeccionaram cartazes e informativos.

 

 

O tema Bullying foi trabalhado em parceria com  as oficinas de “Informática” da profª Julia, “Saúde e qualidade de Vida”(Profª Silmara), “ Orientação e estudo e pesquisa” (Profª Lurdes)  e “Comunicação”, oficina realizada por parceria com o Aprendiz, nas aulas do Profº Wagner. Os alunos fizeram um jornal mural sobre o tema e os professores trabalharam o mesmo nas aulas.

As professoras de Matemática, Fátima e Sandra  desenvolveram  com o Ensino fundamental atividades de interpretação de gráficos. Os alunos trabalharam com as informações sobre as notas da própria classe no Provão 1 º bimestre. Muitos não sabiam como interpretar gráficos e com as atividades realizadas conseguiram interpretar e montar gráficos  com as informações previamente apresentadas.

Projeto 8 vozes

A Profª Clenir, professora de Língua Portuguesa do Ensino Médio e 8ª séries, desenvolve o projeto 8 vozes com os alunos desde o ano passado. O projeto multicultural, reúne e difunde as várias faces das culturas que tem como ponto de referência a mesma língua oficial: o Português. O projeto reúne 8 culturas em 4 diferentes continentes.

Os alunos desenvolvem trabalhos escritos, seminários, debates sobre os oito países de língua Portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Com a implantação do Acordo ortográfico, pelos países de Língua Portuguesa, esse tipo de projeto contempla as informações e conhecimentos sobre os outros países que fazem parte do acordo. É importante que os alunos conheçam e entendam a necessidade de um acordo unificado e estabeleçam relações entre os países.

 

 

Formação para os professores

A coordenação da escola percebeu a necessidade de formação para os professores com diversos temas que fazem parte do dia-a-dia das aulas na escola.

Pensando nisso, o coordenador Marcelo fez uma parceria com o Sistema COC de Ensino, parceiro da escola, para oferecer Oficinas para os professores.

As primeiras Oficinas que serão oferecidas são:  Sequência didática” e “ Interpretação de Gráficos e tabelas”. No inicio do mês de Julho, nos horários de HTPC’s serão realizados os primeiros encontros.

Partindo das necessidades de todos os professores trabalharem com a criação e interpretação de gráficos e tabelas, para uso no entendimento de índices e criação de informações para ações de melhoria do desempenho dos alunos.

A Oficina de “Sequência didática” visa o conhecimento dos professores em realizar as atividades em sequências, priorizando o Projeto “Cinema vai à escola”. Através da oficina, os professores poderão melhor aproveitar os filmes sugeridos pelo programa “Cultura é Currículo” da Secretaria da Educação nas aulas.

 

 

 

 

 

Paulo Caruzo

Paulo Caruzo, Rubens Matuck e Artur Matuck estiveram em visita à escola. Os três foram alunos  da escola e vivem na comunidade em torno da escola, em conversa com os professores ofereceram parcerias em palestras, oficinas para alunos e professores.

Grêmio Estudantil

Em Maio a escola passou por eleições para escolha do Grêmio. A chapa vitoriosa já está se articulando para várias ações na escola.

Oficina de Música

Em Junho houve uma oficina experimental de Música com Nani Barbosa. A experiência foi muito produtiva e os alunos adoraram. Á partir de agosto haverá a oficina semanalmente.

Horta

O profº José de Ciências em parceria com a Instituição INMED está desenvolvendo com os alunos das  5ªs e 6ªs séries o projeto Horta na escola. No projeto , os alunos com a supervisão do Professor cuidam da horta.

 

Sala Digital

Através da parceria com o  Aprendiz e o  Sistema COC de Ensino, à partir de Agosto a escola contará com uma sala digital. Serão instalados lousa digital e equipamentos e a escola contará ainda com 100 laptops para uso individual dos alunos nessa sala.